terça-feira, 26 de maio de 2015

Quarta-feira, 27/05/2015: Interrogatório dos réus do caso Bernardo


TODOS OS RÉUS SERÃO OBRIGADOS A COMPARECER Á AUDIÊNCIA DE INTERROGATÓRIO


Pai Leandro Boldrini, Madrasta Graciele Ugulini, Edelvânia Wirganovicz e Evandro Wirganovicz

Marcada para hoje, 27/05/2015, a partir das 9:00 hs, a audiência onde os quatros réus acima descritos e acusados da morte do menino Bernardo Uglione Boldrini, serão interrogados pelo Juiz Marcos Luís Agostini, da 1ª Vara Judicial da Comarca de Três Passos no Fórum local, em ordem a ser definida. A imprensa acompanhará o interrogatório, sem gravação de áudio ou vídeo.

Devido às precárias condições físicas e mentais de Graciele Ugulini e Edelvânia Wirganovicz, os advogados das duas mulheres solicitaram à Justiça que elas fossem dispensadas da audiência, mas o Juiz rejeitou o pedido e elas serão conduzidas ao Fórum para deporem. A defesa adiantou que as acusadas irão exercer o seu direito ao silêncio, durante a interpelação judicial.

Vanderlei Pompeo de Mattos, teria avisado do seu não comparecimento ao interrogatório e o Juiz informou que caso isso aconteça, será designado um defensor público para acompanhar a madrasta Graciele Ugulini.

Demetryus Grapiglia, advogado de Edelvânia Wirganovicz, confirmou que pretendia recorrer da decisão do Juiz, sendo provável ter ingressado com habeas corpus, em 26/05/2015, no Tribunal de Justiça.

- "Minha cliente está em estado de debilidade mental. Ela não pode falar. Se for obrigada a ir lá (no Fórum) todos poderão ver as condições em que ela se encontra." - Alegou Demetryus Grapigilia, referindo-se à Edelvânia Wirganovicz.

O advogado Ezequiel Vetoretti não definiu a postura que seu cliente Leandro Boldtrini irá adotar durante o interrogatório. Já Hélio Sauer, o defensor de Evandro Wirganovicz ,faz questão da fala do acusado, alegando que o momento do interrogatório é muito importante para a defesa.

Em frente ao Ministério Público cartazes com fotos de Odilaine e Bernardo clamam por justiça. A vigília preparada por amigos do menino Bernardo, será em clima de muita paz:
- "Nós só queremos justiça, mas em paz. Nós não queremos nenhum tipo de violência verbal, nem física. Nada, nada, nada. E a Justiça será feita." - Disse  Carlos Petry, o "Tio Carlinhos" do Bernardo.

O Tribunal de Justiça elaborou forte esquema de segurança que contará com o reforço da Brigada Militar apoiada pelo Pelotão de Operações Especiais (POE). As ruas adjacentes ao Fórum serão fechadas depois das 8:00 horas.

OBSERVAÇÃO: Gravação com pedidos de socorro de Bernardo, acompanhada de centenas de apitos deverão recepcionar os acusados na chegada ao Fórum:
- "É hora de fazer uma pressão psicológica." - diz Tayná Petry, empresária e uma das organizadoras da vigília.
Uma foto de Bernardo e um terço azul será a lembrança para cada pessoa que comparecer à vigília. 

Foto Ricardo Duarte / Agência RBS

Disponível em:<g1.globo.com/rs>. Na vespera de interrogatório, cartazes homenageiam Bernardo. Por Felipe Truda. Acesso em 27/05/2015.
Disponível em:<zh.clicrbs.com.br>. Juiz nega pedido e madrasta e amiga terão que comparecer ao interrogatório. Por Adriana Irion / Réus serão recepcionados com Bernardo pedindo socorro. Acesso em 27/05/2015.

Um comentário: