terça-feira, 30 de junho de 2015

Prorrogadas as reinvestigações do caso Odilaine Uglione


JUSTIÇA PRORROGA AS NOVAS INVESTIGAÇÕES SOBRE  A MORTE DA MÃE DO MENINO BERNARDO.

Foto: Três Passos News

O inquérito policial que visa as reinvestigações sobre o suposto suicídio de Odilaine uglione, mãe do menino Bernardo, foi prorrogado por mais 30 dias. Conforme nota do Delegado Marcelo Mendes Lech, da Polícia Civil em Três Passos/RS,  o motivo de ter solicitado  alongamento do prazo para as diligências determinadas pelo Ministério Público é que essa investigação, especificamente, delonga maior tempo para a realização de perícias bem como para a tomada de novos depoimentos:

Delegado Marcelo M. Lech:
- "Ainda há muitas diligências a serem feitas e, em razão disso, foi solicitado ao Judiciário a prorrogação da investigação e o pedido foi deferido no final da semana passada".

Sobre uma segunda demanda de prolongamento, o Delegado não soube precisar: 

Delegado Marcelo M. Lech:
- "Temos praticamente todo o mês de julho para investigar".

O Delegado confirma que uma das perícias solicitadas foi a avaliação pelo IGP se a carta foi mesmo escrita por Odilaine Uglione:

Delegado Marcelo M. Lech:
- "Em razão desta solicitação, o IGP solicitou uma documentação complementar que já foi encaminhada, mas ainda não temos resposta sobre a análise da carta em si".

O inquérito policial, reaberto em 21/05/2015, tem como objetivo o confronto dos depoimentos das testemunhas e laudos da perícia oficial com os das perícias particulares, encomendadas pela Família Uglione que acreditam se tratar de assassinato também perpetrado pelo médico Leandro Boldrini, acusado e preso pela morte do filho, o menino Bernardo Uglione Boldrini:

Delegado Marcelo M. Lech:
- "Estou em busca da verdade. Busco elucidar o que efetivamente aconteceu naquela situação".

O Ministério Público solicitou a reabertura do inquérito amparado pela justificativa de que as análises realizadas pelos peritos particulares lançaram nova luz sobre os fatos, inclusive imputando a autoria da suposta carta de suicídio a Andressa Wagner, secretária do médico Leandro Boldrini e colocando uma terceira pessoa na cena de suicídio em 10/02/2010, onde teoricamente deveriam estar somente Odilaine e Leandro.

A assinatura da carta difere completamente das assinaturas de Odilaine Uglione constantes em vários documentos, como por exemplo: contrato de locação e de prestação de serviço, diploma de enfermagem e RG. Os peritos particulares são unânimes em afirmar:
- " A escrita na carta não saiu do punho de Odilaine Uglione".

As diligências requeridas pelo Ministério Público à Polícia Civil, avançam sobre o comando do Delegado Marcelo Mendes Lech, entre elas:
  • Perícia grafodocumentoscópica: que determina autenticidade ou falsidade em documentos.
  • Reprodução simulada dos fatos.
  • Depoimento de pessoas que estavam no consultório na data e horário do fato.
  • Complementação de perícias realizadas na época do fato.
OBSERVAÇÃO: a Band Uol veiculou informação em 27/06/2015 de que teve acesso exclusivo sobre parecer do Ministério Público que indicava que a reabertura do inquérito policial que investiga o suposto suicídio de Odilaine Uglione foi motivado pela constatação do IGP quanto à falsidade da carta (matéria neste blog). Entretanto, o G1 (nesta matéria, datada de 29/06/2015) informa que foi baseado nas perícias particulares que o processo foi reaberto. Em todo caso, neste blog estão as duas informações, que achei pertinente transcrevê-las, para uma futura comparação, se necessária.

Disponível em:
Acesso em 30/06/2015.

JUSTIÇA PARA ODILAINE E BERNARDO UGLIONE BOLDRINI!


Nenhum comentário:

Postar um comentário