terça-feira, 1 de setembro de 2015

Prorrogada pela terceira vez, a investigação do Caso Odilaine Uglione


JUSTIÇA PRORROGA PELA TERCEIRA VEZ, AS NOVAS INVESTIGAÇÕES SOBRE O SUPOSTO SUICÍDIO DE ODILAINE UGLIONE, MÃE DO MENINO BERNARDO.

IGP / Divulgação

De acordo com despacho do Juiz Marcos Luís Agostini, da Primeira Vara Judicial da Comarca de Três Passos/RS, a Polícia Civil terá um prazo de mais 30 dias para ouvir testemunhas no Caso de Odilaine Uglione, totalizando 90 dias de investigações, inclusive com a exumação de seu corpo em Santa Maria/RS. Odilaine Uglione, mãe do menino Bernardo foi vítima de um suposto suicídio em 10/02/2010.

O Juiz autorizou também, a pedido do Delegado Marcelo Mendes Lech que o Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP) pericie novamente a arma recolhida no consultório do médico Leandro Boldrini e que teria sido usada para efetuar o disparo que matou Odilaine.

O objetivos dessas novas investigações é comparar o levantamento feito pela Polícia em 2010, na data efetiva do acontecido com as novas provas produzidas pela perícia particular em trabalhos paralelos, contratados por Jussara Uglione, mãe de Odilaine.

Novas diligências estão sendo efetuadas pela Polícia Civil neste novo prazo concedido pelo Juiz. Entre elas, está uma técnica inédita e inovadora de construção facial em 3D, que permitirá a reprodução do crânio de Odilaine, percurso da bala que se alojou no seu cérebro e a reprodução simulada de como o disparo foi executado, a fim de se esclarecer se o que aconteceu foi realmente um suicídio ou se houve um homicídio.

Desde julho de 2015, os peritos dos IGP tem se dedicado ao estudo da técnica do designer 3D, Cícero Moraes, cujo procedimento será utilizado pela primeira vez em um caso no Rio Grande do Sul.

Cleber Teixeira Mïller, Diretor Geral do IGP/RS:
- "Existe grande empenho . Aproveitamos a complexidade do caso para o desenvolvimento  de novas tecnologias de forma a esclarecer da melhor maneira possível todo o questionamento científico do ponto de vista dos vestígios apresentados para exame."

Três perícias ainda deverão ser realizadas pelo IGP: a primeira, será uma análise grafotécnica na carta atribuída à Odilaine, mas escrita por Andressa Wagner, de acordo com as análises dos peritos particulares. Andressa Wagner garante que não escreveu a carta e abriu um B.O. contra os peritos. A segunda diligência trata-se da perícia sobre a arma encontrada no consultório do médico Leandro Boldrini e que teria sido usada no suposto suicídio.

A terceira providência será a análise de material genético coletado de debaixo das unhas de Odilaine em 2010, a fim de se comprovar se existe o cromossomo Y, característico do sexo masculino. Caso o resultado seja positivo, este material deverá ser comparado com o DNA de Leandro Boldrini, ele que se encontra preso pela participação no assassinato do filho Bernardo Uglione Boldrini.

A exumação do corpo de Odilaine Uglione vai permitir que novos elementos periciais de vital importância sejam agregados ao processo, no intuito de se elucidar o que de fato aconteceu e qual foi o verdadeiro motivo de sua morte.

Disponível em:

Fernando Teixeira / Futura Press / Estadão Conteúdo

JUSTIÇA PARA ODILAINE E BERNARDO UGLIONE BOLDRINI!

Um comentário:

  1. Música do casal Graciele Ugulini e Leandro Boldrini:
    " Nós dois temos os mesmos defeitos.
    Sabemos tudo ao nosso respeito.
    Somos suspeitos de um crime perfeito
    Mas crimes perfeitos não deixam suspeitos". ( Engenheiros do Havai)

    ResponderExcluir