segunda-feira, 2 de março de 2015

Instantes finais do Caso Bernardo


PERÍCIA INCONCLUSIVA SOBRE AUTENTICIDADE DA ASSINATURA DE LEANDRO BOLDRINI NA RECEITA DO MIDAZOLAM.


Julgada inconclusiva pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), a grafoscopia realizada sobre a assinatura de Leandro Boldrini, na receita do Midazolam, destinada a Edelvânia Wirganovicz e utilizada para adquirir o medicamento que dopou Bernardo Uglione Boldrini, antes de sua morte ocorrida em 04/04/2014. Segundo os peritos, não foi possível constatar com precisão a autenticidade da assinatura do médico.

Através de uma petição, que foi atendida pelo Juíz Marcos Luís Agostini, da Comarca de Três Passos, a defesa de Leandro Boldrini já solicitou explicações ao Órgão, responsável pelo laudo.
Graciele Ugulini também foi beneficiada pelo Juíz, através do seu advogado, com o direito de convocar uma testemunha de defesa, residente em Boa Vista (Roraima). O Juíz Marcos Luís Agostini cobrou urgência na execução da Carta Precatória determinando que a testemunha seja ouvida dentro de 30 dias.

- " Desse modo, eventual atraso no encerramento da instrução nesse momento, deve ser atribuída à defesa, que não poderá alegar excesso de prazo e.com esse argumento, postular a revogação das prisões preventivas". - declarou o magistrado.

Após resolução dessas duas pendências, será a vez dos quatro  réus, Leandro Boldrini, Graciele Ugulini, Edelvânia Wirganovicz e Evandro Wirganovicz, prestarem seus depoimentos a respeito do assassinato do menino Bernardo.
Disponível em: <tjrs/site/notícias/imprensa>. Acesso em 02/03/15.

*** Check-List: Formulário facilitador dos registros coletados no decorrer dos exames grafoscópicos e para favorecer o controle e a auditoria da perícia.(Manual de Grafoscopia de Tito Lívio Gomide e Lívio Gomide (2005).

OBSERVAÇÃO:  Por quê será que a defesa de Boldrini pediu esclarecimentos ao IGP?  No meu entender, essa posição do IGP não favorece Leandro Boldrini, pois ele não foi isento totalmente da autoria na receita. Por quê será que Graciele Ugulini foi subir até Roraima para solicitar "uma" testemunha de defesa? Será possível que em toda Três Passos e adjacências não houvesse ninguém que a estimasse a ponto de depor em seu favor?
Ficam as questões que serão dirimidas muito em breve.

 Receita que teria sido assinada por Leandro Boldrini para compra do medicamento usado para dopar Bernardo antes de sua morte.

Carta assinada por Leandro Boldrini de dentro da penitenciária de segurança máxima de Charqueadas onde ele se encontra recolhido.

PARA CONHECER: Inclinação da palavra, espaçamentos, calibre, pressão, proporcionalidade, remates, mínimos gráficos, entre outras identidades gráficas, ao todo são cerca de 17 exames, realizados com amplo e sofisticada aparelhagem que vai de simples lupas a complexos espectometros, somente para se comprovar a autenticidade de uma escrita ou assinatura. Essa avaliação depende de um padrão de confronto que pode ser um documento legítimo ou a coleta de um ditado, devendo esse procedimento ser acompanhado e orientado por perito grafoscópico competente.

A prática tem demonstrado incansavelmente, a circunstância de dois punhos diferentes produzirem escritas semelhantes ou até mesmo muito parecidas, sem entretanto, se confundirem. A análise pericial, levada a efeito com presteza e competência , encarrega-se de distinguir com absoluta segurança, as origens desta ou daquela escrita. Se assim não fosse, a grafoscopia estaria desacreditada. No campo das falsificações é onde o perito exerce a sua mais alta capacidade profissional, cabendo-lhe a difícil tarefa de fornecer subsídios técnico-científicos com absoluta precisão, apontando a existência de fraude.(TITO LÍVIO FERREIRA GOMIDE E LÍVIO GOMIDE, Livro:  Manual de Grafoscopia, 2005). 

OBSERVAÇÃO: Cabe uma pergunta nesse contexto: Na hipótese de que a assinatura na receita seja realmente do dr. Leandro Boldrini, ele não é obrigado a produzir prova contra si mesmo. Por qual método terá sido então,  a perícia grafoscópica da receita azul?  Acredito que não nos será permitido saber, apesar do processo não estar correndo sob segredo de justiça. Por ora, vamos aguardar novo parecer do IGP, solicitada pela defesa do médico.

JUSTIÇA PARA BERNARDO UGLIONE BOLDRINI E PARA ODILAINE UGLIONE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário