terça-feira, 10 de março de 2015

Bernardo Uglione Boldrini: Era uma vez um menino...


A HISTÓRIA DE BERNARDO EM LIVRO

Bernardo Uglione Boldrini / Arquivo Pessoal.

A curta trajetória de Bernardo Uglione Boldrini neste mundo, agora também será tema de livro. Sua história de vida foi reavivada pelo economista curitibano Jorge Goelzer, de  64 anos, em dois volumes intitulados "DOSSIÊ BERNARDO". O primeiro volume conta com cerca de 200 matérias que foram veiculadas sobre o acontecido e o segundo volume possui  mais de 500 fotos recordando as diversas fases da existência de Bernardo, incluindo um "pen drive" com 100 vídeos sobre o caso. O autor da obra veio do Paraná, exclusivamente para entregá-la à avó materna do menino, a sra. Jussara Uglione.

A coletânea nasceu da necessidade do sr. Jorge Goelzer em tentar compreender tal monstruosidade, fato que o marcou profundamente e nessa dolorida busca começou a ler e a pesquisar tudo que versasse sobre o assunto e o resultado foi um farto material que futuramente será transformado em livro,  garante o economista e escritor:

- "Eu desejava entender como o ser humano é capaz de tamanha perversidade" - lamenta ele.

- "Fui muito bem recebido e isto me motivou a melhorar ainda mais o trabalho. Queria deixar algo para preservar a memória de Bernardo". - explica ele, referindo-se a acolhida dos cidadãos de Frederico Westphalen e Três Passos, enquanto realizava a árdua tarefa de coletar informações acerca do cruel assassinato de Bernardo e ressaltando a receptividade do pessoal que conviveu com o menino.

- "Eu queria, em especial, presentear a avó dele, Jussara, com esses dois exemplares. Após um contato, há alguns dias, marquei esta visita. Algumas das fotos que estão em um dos volumes, ela nem conhecia. Não conheci o menino, mas tenho ele no pensamento  e no meu coração. Não passa um dia sem que eu pense nele. Depois desta entrega, me sinto bem espiritualmente, pois me aproximei do Bernardo através da avó e isto me consola. A ideia é partir agora, para um livro" - conclui o sr. Jorge Goelzer, que é pai de três filhos e avô de quatro netos.

- "Fiquei muito emocionada. Eu não esperava algo tão bem elaborado. Ficou maravilhoso, uma beleza" - elogia Jussara Uglione, enaltecendo a atitude do sr. Jorge Goelzer.  
Disponível em: <www.arazao.com.br/noticia/67125/historia-de-bernardo-em-livros>. Por Elisa Pereira em 10/03/15. Acesso em 10/03/15.

Foto Deivid Dutra / Jornal: A Razão.

OBSERVAÇÃO: Sr. Jorge Goelzer, faço minhas as suas palavras. De certa forma, todos nós, brasileiros, nos tornamos um pouco pais do Bernardo. As pessoas podem até pensar que por serem pais ou tutores, possuem direito sobre a vida de uma criança, mas isso não é verdade. Todas as coisas neste mundo são de Deus e nós somos apenas seus administradores. Como tudo na vida, existem os bons,  mas também existem os maus administradores. Ganância, inveja, desunião, violência infelizmente permeiam o nosso cotidiano. Precisamos trabalhar bem nossa vida para sermos abençoados. O crime não compensa jamais e os insanos terão a sua paga. A Justiça será feita.
A propósito, sr., Jorge, quero também um exemplar do seu manuscrito. Obrigado.

Um comentário:

  1. Que linda homenagem!!!
    Bernardo merece. E tenho certeza que iniciativas como esta ameniza o sofrimento das pessoas que tanto amaram o Be.
    Espero um dia poder folhear um exemplar. Quem sabe a casa em que Bernardo convivia com seus algozes não se torne um local de lembras e lá contenha este livro!?!?!
    É o que todos esperam, além de justiça. É claro.

    ResponderExcluir