quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Audíência do Caso Bernardo no Rio Grande do Sul

Manifestantes rezam antes de audiência do caso Bernardo no RS  

Juçara Petry lê oração acompanhada de outras manifestantes da 'Corrente do Bem' (Foto: Caetanno Freitas/G1)




Antes do início da audiência de instrução que investiga a morte do menino Bernardo Boldrini, marcada para as 9h15 desta terça-feira (26/08/2014), cerca de 30 pessoas da "Corrente do Bem" se reuniram em frente ao prédio do Fórum de Três Passos, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Liderado pela depoente Juçara Petry, o grupo reza pouco antes do início da sessão. Pessoas de outras cidades, como Ijuí e Palmeira das Missões, devem chegar para reforçar a manifestação.
"Agora chega de chorar, agora é hora de lutar. A justiça está sendo feita", disse Juçara ao G1. "Vou continuar defendendo a culpa de todos na morte dele. Vão surgir novos elementos, novas provas, cada vez mais fortes, para incrimina-los. Vocês vão ver", acrescentou.

Juçara conheceu Bernardo, que costumava ir a casa dela. Em entrevista logo após o caso vir à tona, chamou o menino de 'filho do coração'. Ela acredita que deverão chegar à Justiça novas provas periciais que comprovam o envolvimento concreto dos quatro réus na morte de Bernardo. A manifestação havia sido proibida pelo juiz Marcos Luis Agostini, mas na noite desta segunda-feira o magistrado voltou atrás e liberou. Ele também restringiu o acesso à imprensa.
A audiência conta com reforço policial, bloqueio de vias no entorno e restrição à imprensa, com objetivo de proteger e minimizar efeitos externos às testemunhas de defesa e acusação. Ao todo, são 40 policiais militares são responsáveis pela segurança. As ruas do entorno foram bloqueadas em uma área de aproximadamente duas quadras.

Dos quatro réus, apenas a assistente social Edelvânia Wirganovicz e o irmão dela, Evandro Wirganovicz, optaram por comparecer. O pai, Leandro Boldrini, e a madrasta, Graciele Ugulini, pediram dispensa.
O corpo de Bernardo foi localizado no dia 14 de abril enterrado em um matagal na área rural de Frederico Westphalen, a cerca de 80 quilômetros de Três Passos, onde ele residia com a família. O menino estava desaparecido desde 4 de abril. Leandro, Graciele, Edelvania e Evandro estão presos e respondem por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Ao todo, serão ouvidas 33 testemunhas, de defesa e acusação. São familiares, vizinhos, amigos e outras pessoas que possam colaborar com a Justiça. Entre os nomes considerados mais importantes estão: as delegadas que trabalharam no caso, Caroline Bamberg Machado e Cristiane de Moura Baucks, a ex-babá de Bernardo, Elaine Rader – que relatou uma tentativa de asfixamento da madrasta ao garoto – a professora dele, Simone Müller, e um casal que possuía forte vínculo afetivo com o garoto, Carlos e Juçara Petry. A ex-secretária de Leandro Boldrini, Andressa Wagner, e a avó de Bernardo, Jussara Uglione, também foram convocadas.



A audiência não tem horário para terminar. Se houver necessidade, uma nova data será marcada para prosseguir com os depoimentos das testemunhas do caso. Na semana passada, o juiz Marcos Luís Agostini negou um pedido do advogado Jader Marques, que defende Leandro, para adiar a audiência.
Depois de encerrada a primeira etapa, novas audiências serão realizadas. Foram 25 testemunhas arroladas pelo Ministério Público (MP) e 52 pelas respectivas defesas, totalizando 77 pessoas. Após o depoimento das 33 em Três Passos, o restante será ouvido por carta precatória, conforme o local onde residem. Haverá testemunhas em Frederico Westphalen, Campo Novo, Coronel Bicaco, Santo Augusto, Palmeira das Missões, Rodeio Bonito, Ijuí, Santo Angelo, Porto Alegre e Florianópolis (SC).


Cumpridas todas as precatórias, será designada uma nova audiência para ouvir alguma testemunha de defesa que possa ter ficado para trás por motivos como atestado médico, viagem, etc. Na sequência, haverá alegações pelas partes e a sentença do juiz para avaliar se é caso de pronúncia (se vai a júri ou não).

Fonte: Caetanno Freitas Do G1 RS, em Três Passos. Disponível em:g1.globo.com/.../manifestantes-rezam-antes-de-audiencia-do-caso-bernar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário