quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O incêndio da Boate Kiss e os três anos de espera por Justiça


INCÊNDIO NA BOATE KISS - TRÊS ANOS DE IMPUNIDADE E FALTA DE ASSISTÊNCIA AOS SOBREVIVENTES E FAMILIARES DAS VÍTIMAS.

Foto de Daniel Fávero/G1


Em 27/01/2013, por volta das 2:30 hs., quando um dos componentes da Banda "Gurizada Fandangueira", numa atitude de total imprudência, disparou o "Sputnik" em ambiente  fechado, iniciou-se ali um dos piores incêndios da História recente no Brasil, matando 242 pessoas, 100% delas por conta da asfixia provocada pela fuligem, monóxido de carbono e cianeto que se desprendeu do material fixado no teto da Boate Kiss em Santa Maria/RS. A espuma (inadequada) que formava o isolamento acústico do local foi comprada em casa de venda de colchões e instalada sem autorização do Corpo de Bombeiros.

De acordo com Eduardo Tsugiyama, Presidente da Associação Brasileira de Pirotecnia, o Sputnik é um artefato que, quando detonado, lança faíscas que alcançam 4 metros de altura, sendo de uso exclusivamente externo. Seu uso interno é terminantemente proibido pela quantidade de fumaça que o produto exala e por questão de segurança, a distância a ser observada entre ele e a pessoa é de 10 a 15 metros.

A Boate Kiss, com acomodação para 691 pessoas, atingindo uma superlotação perto de mil (?), com apenas um acesso de entrada e saída (?) e exigência do pagamento das comandas (?), associados ao pânico, tornou a evacuação algo perto do impossível. Corpos foram encontrados nos banheiros quase até o teto na tentativa desesperada de fuga.

O que aconteceu na Boate Kiss não foi uma fatalidade, mas uma sucessão de imperícia, imprudência e negligência, além de completo descaso com a vida humana por parte de todos os responsáveis, quando permitiram que uma casa noturna de bastante movimento funcionasse em condições precárias e ainda por cima, utilizando sinalizador (?) em ambiente fechado. O cianeto, que causou o envenenamento dos jovens é o mesmo usado nas câmaras de tortura nazistas durante a Segunda Gerra Mundial, ocasionando morte rápida pela intoxicação do sangue.

Das 35 pessoas inicialmente responsabilizadas pelo incêndio da boate, atualmente apenas quatro bombeiros foram julgados e condenados. Dois sócios da casa e dois músicos aguardam julgamento. Devido à complexidade do caso segundo alegam, até hoje ninguém foi preso.

Nestes 36 meses de impunidade e falta de assistência devida, Sérgio da Silva, Presidente da Associação das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria vem confirmar que até a assistência médica e psicológica dessas pessoas, estão sendo prestadas por serviços públicos de saúde, convênio com rede de farmácias e até do próprio bolso. 

A Associação pretende submeter o caso do incêndio da Boate Kiss ao Sistema Interamericano dos Direitos Humanos, por violações aos direitos fundamentais do cidadão garantidos pela Constituição Federal e às garantias judiciais consagradas na Convenção Americana dos Direitos Humanos, cujo anúncio será feito hoje, quando a tragédia completa 3 anos.

Uma vigília foi iniciada entre terça-feira, 26/01/2016, por volta das 23:00 hs. com previsão de término em 27/01/2016, quarta-feira, às 7:00 hs. Houve uma marcha em direção a Rua dos Andradas, local onde funcionava a boate, com cerca de 50 manifestantes clamando por justiça. Às 2:30 hs, em frente à porta da boate, uma sirene foi acionada e fumaças liberadas, relembrando o dia fatídico.

Disponível em:





OBSERVAÇÃO: 
Assim como o caso do incêndio da Boate Kiss em 27/01/2013, um novo lamentável e triste episódio no Estado do Rio Grande do Sul tomou-nos de assalto: o caso do assassinato do menino Bernardo Uglione Boldrini de 11 anos, ocorrido em Frederico Westphalen,  em 04/04/2014.

Assim como no caso do incêndio da Boate Kiss, o tempo passa e não existe perspectiva de julgamento e Justiça também para o caso de Bernardo, o que pode reverter em benefício para os culpados.

A Justiça não socorre aquele que dorme e por conta disso estamos de pé: um tanto alquebrados, deprimidos, desesperançados, mas ainda em pé, gritando por Justiça!

Nossos sinceros sentimentos e desejos de Justiça aos Sobreviventes e Familiares da Tragédia na Boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário